A Encíclica Papal “Laudato Si, Sobre o cuidado da casa comum”

Posted on Posted in estudos

11262014_10207277615922350_3629931644149508354_nA Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si” (Louvado Seja), Sobre o cuidado da casa comum, é dedicada à crise ambiental, às alterações climáticas e às relações com a desigualdade, a pobreza e os estilos de vida. Um documento interessante, informativo e pedagógico!

Pode ser descarregada aqui:

Excertos :

«Sabemos que a tecnologia baseada nos combustíveis fósseis – altamente poluentes, sobretudo o carvão mas também o petróleo e, em menor medida, o gás – deve ser, progressivamente e sem demora, substituída. Enquanto aguardamos por um amplo desenvolvimento das energias renováveis, que já deveria ter começado, é legítimo optar pelo mal menor ou recorrer a soluções transitórias. Todavia, na comunidade internacional, não se consegue suficiente acordo sobre a responsabilidade de quem deve suportar os maiores custos da transição energética.» p. 128

«As previsões catastróficas já não se podem olhar com desprezo e ironia. Às próximas gerações, poderíamos deixar demasiadas ruínas, desertos e lixo. O ritmo de consumo, desperdício e alteração do meio ambiente superou de tal maneira as possibilidades do planeta, que o estilo de vida actual – por ser insustentável – só pode desembocar em catástrofes” p.124

O cientista climático alemão, Hans Joachim Schellnhuber, director e fundador do PIK (Potsdam Institute for Climate Impact Research), um importante centro de investigação mundial sobre alterações climáticas,  e do German Advisory Council on Global Change (WBGU), foi nomeado membro da Academia Pontifícia das Ciências e esteve na apresentação da Enciclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum, leia-se o planeta Terra.

Este cientista é claro quanto à necessidade de fazer implodir a indústria petrolífera se quisermos evitar uma catástrofe climática. No fundo, trata-se de uma decisão de carácter moral. Será que queremos ser a geração que arruinou o planeta para os próximos 1000 anos, pergunta  Schellnhuber?

Esta preocupação com as consequências das alterações climáticas não se limita à Igreja Católica. Na realidade, vários líderes e comunidades religiosas têm emitido comunicados sobre o tema. Independentemente das crenças individuais, este é um desenvolvimento importante porque o problema é eminentemente de ordem ética e a mobilização para este enfrentamento  requer mais do que informação científica.

 

Dalai Lama says strong action on climate change is a human responsibility

Rabbinic Letter on Climate -Torah, Pope, & Crisis Inspire 425+ Rabbis to Call for Vigorous Climate Action

Islamic Declaration on Global Climate Change

Religious Statements on Climate Change

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *